Que caminho seguir !?


Esse é o grande desafio de muitos estudantes de hoje, "qual caminho seguir ?", uma questão que assusta muitos alunos. O primeiro desafio lançado pelo IT's foi falar sobre exatamente isso. Hoje vou falar um pouco sobre isso.

Todos sabemos que não é uma decissão nada facil, embora tenha muitas pessoas que já sabem o que querem fazer desde cedo, da mesma forma existem pessoas que ainda não sabem qual profissão escolher, e tem muitas dúvidas em relação a mercado de trabalho, e as profissões que vão ter mais mercado etc. Mas ainda tem aqueles que dizem que sabem o que querem, e quando chegam na faculdade não acham nada do que esperavam e acabam largando o curso e ate  por isso temos que dar uma importância maior para essa decisão porque ela será para o resto da vida.

Agora você deve estar se perguntando, então o que fazer para escolher a profissão certa ?, há vários pontos que devemos levar em conta na hora dessa decissão. Falarei sobre alguns agora.

Escolha

Esse é um dos mais importântes, pois isso não vai determinar somente a área que você vai trabalhar, mas sim vai determinar quem você vai ser daquele momento pra frente. Faça um projeto de vida, análise bem esse projeto, o que te leva a escolher determinado curso, pense nos fatores de status, retorno financeiro e reconhecimento.

Carreira e Vocação

Vocação, o mesmo de chamada ou convocação. Sabemos que com muito trabalho e determinação, todos podem ser bem sucedidos, mas procure sempre saber mais sobre sua vocação, observe mais suas habilidade, o que mais gosta de fazer. Porque é através do tempo que essa vocação vai aparecendo, a medida que vamos nos relacionando com o meio, com a nossa realidade. Procure sempre estar informado sobre as profissões, sobre o mercado de trabalho e suas tendências. E não olhe muito a área mas sim a carreira, e o seu gosto e claro.

Mercado de Trabalho

Veja também como anda o mercado de trabalho, as profissões em alta, as que vão ter mais vagas daqui pra frente, e se a profissão que deseja não esta saturada. Hoje o mercado conta com várias áreas já saturadas, mas isso não quer dizer que você ficará desempregado futuramente, mas vai tornar as coisas um pouco mais díficil. Para melhor tomar sua decisão análise o mercado hoje, e como ele vai estar daqui 10 anos. Você deve sempre buscar especializações, e buscar um diferencial para se destacar, como domínio de línguas, ter cursado uma boa faculdade e um bom currículo.

Depois da Escolha

Depois da grande escolha, começa os grandes desafios. Achar uma boua profissão na área desejada é um grande problema, ter um bom diploma não garante vaga de emprego. Você deve acompanhar o mercado, e buscar conhecimentos em outras áreas também. Crie um diferencial própio, como: Domínio de línguas, contato com profissionais da área, faça sempre cursos para aprimoração do currículo, esteja sempre atento as mudanças tanto no mercado quanto na sociedade, saiba trabalhar em equipe, ser compreensivo com as pessoas e busque sempre ser a solução ou tela e nunca seja o problema da empresa.

Essas são dicas importantes para a tomar a grande decissão, eu também acho que devemos sempre levar em conta o nosso gosto, e fazer oque gostamos, não preocupando com o mercado, e nem com o dinheiro, mas sim com a realização própia, mas nem todos olham por esse lado, cada um cada um, eu pretendo fazer Design Gráfico, uma área que hoje, já é bastante reconhecida e que cresce mais e mais com o passar do tempo. Fica ai meu primeiro post, espero que gostem, e colaborem comentando ! Obrigado.

5 comentários:

Willian Alves disse...

Pretendo seguir o caminho de desenvolvimento. Gosto muito dessa área, então devo investir em mim para me realizar proficionalmente!
Obrigado por me mostrar que esse é um dos caminhos que andam crescendo muito! ;D

Anônimo disse...

interessante

Anônimo disse...

Muito bom o blog! Parabéns pelo trabalho amigo ;)

Anônimo disse...

Nossa bem legal cara, parabens ;), otimo blog

Equipe Interpessoal disse...

Olá, somos da Equipe Interpessoal. Estamos aqui para desejar-lhes boa sorte neste desafio.
Obrigado pela atenção. Abraços.

Postar um comentário

top